As palavras devem viver: um pensamento do Corpo na obra de Antonin Artaud.


Alluana Ribeiro. 
Mestranda em Estudos de Literatura, PUC - Rio. 


Este curso tem por objetivo maior investigar um pensamento do Corpo na obra do escritor francês Antonin Artaud (1896-1948), precursor de diversos debates contemporâneos acerca das relações entre corpo, escrita e pensamento. Conhecido como homem de teatro ligado às vanguardas históricas dos anos 20, principalmente ao surrealismo, sua definição de Espaço Cênico alargou-se no período em que ficou internado na clínica psiquiátrica de Rodez - quando seu furor criativo deu origem a uma escrita plástica que encenava o próprio combate do corpo com os limites da linguagem. Através de recursos como colagens, recortes, furos, inversões, Artaud criou uma escrita limite que, buscando romper com os limites do papel, o libertava dos contornos endurecidos de uma gramática aprisionante. Artaud não concebia uma arte afastada da vida e, para isso, reivindicava a criação de um novo corpo de sensibilidade - que não era objeto de representações, e não estava terminado, mas estava sempre em vias de se recriar.  


Plano de aulas:

Aula 1: A cena Européia. Antonin Artaud e o Surrealismo. A ruptura com o movimento surrealista, e a criação do Teatro da Crueldade. 

Aula 2: O corpo em cena. O Teatro da Crueldade e o combate à supremacia do texto escrito. Uma nova concepção de Espaço Cênico.   

Aula 3: O Corpus escrito de Antonin Artaud. A escrita no espaço e sua poética plástica. 

Aula 4: Os novos corpos de sensibilidadePara acabar com o Julgamento de Deus.  A influência de Antonin Artaud no pensamento contemporâneo –  Gilles Deleuze (O Corpo sem Órgãos) e Michel Foucault (A História da Loucura). 
 
Quartas-feiras 10/06 a 01/07 19:30

R$200,00  + matrícula R$50,00 


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