Desde seu primeiro livro publicado, O Nascimento da tragédia, Nietzsche estabelece um intenso diálogo com o campo das artes. Diálogo que, embora atravesse toda sua obra, é freqüentemente reformulado. Se por um lado o autor pouco a pouco se afasta do romantismo presente em seus escritos, por outro elabora uma nova e radical concepção de arte que pode funcionar como uma boa fonte de inspiração para que não só repensemos o estatuto das artes moderna e contemporânea, mas sobretudo para que repensemos a relação entre arte, ciência, moral e vida. Este curso pretende discutir a implicações das principais metamorfoses pelas quais passam as teses de Nietzsche acerca da arte.
Primeiro encontro:
- O romantismo de Nietzsche. A metafísica da arte. As primeiras teses sobre a tragédia. O apolíneo, o dionisíaco e o socrático. O renascimento da tragédia.
Segundo encontro:
- A crítica à concepção metafísica da arte. A arte e as potências do falso. A vida como obra de arte. O conhecimento como gaia ciência. Novas concepções acerca do trágico. O pensamento do eterno retorno.
Com Alexandre Ferreira de Mendonça
17 e 24 de março de 19:30 às 10
valor:250,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário